• Foto do escritorJuliano Costa

Nove dicas para prevenção de doenças no seu Pet.

Veja quais são os cuidados necessários para evitar complicações de saúde em cães e gatos.

Donos de cães e gatos consideram seus animais como membros da família, e querem o melhor para os seus amigos, por isso, viemos destacar aqui 9 dicas de como prevenir doenças em seu pet.

Aqui na VetPoa acreditamos que a melhor maneira de promover uma vida longa e saudável para o seu pet é através da prevenção. Para isso, é fundamental que você mantenha constantemente o hábito de realizar avaliações regulares.

Assim como nos humanos, com o avanço da idade, é normal que complicações de saúde possam vir a acontecer nos animais, e por isso é essencial ter a prática de levá-lo ao veterinário de sua confiança.

Pensando em todos estes fatores, separamos para você 9 principais dicas que são fundamentais para promover uma vida longa e saudável, são elas:

1 - Visite o médico veterinário pelo menos uma vez ao ano: É extremamente essencial levar o seu pet regularmente ao veterinário, porque somente ele tem conhecimento para avaliar e identificar alguma doença ou alteração na saúde do seu pet.

2 - Mantenha as vacinas em dia: As vacinas são a melhor forma de prevenir as doenças mais comuns. As principais vacinas para cães são: polivalente, antirrábica, gripe, giárdia e leishmaniose e para gatos quádrupla ou quíntupla e raiva.

3 - Faça o controle de parasitas internos e externos: É de extrema importância realizar o controle contra parasitas, classificados em internos que são as verminoses e externos que são pulgas, carrapatos e ácaros e se não controlados também podem causar doenças graves.

4 - Forneça uma alimentação saudável: Hoje em dia no mercado, existem diversos tipos de rações industrializadas e alimentos naturais, entretanto, é importante observar o equilíbrio e qualidade nutricional de acordo com o porte, idade e nível de atividade para manter o seu pet saudável.

5 - Faça Check-ups periódicos após os 7 anos de idade: Conforme já mencionamos, visitar o veterinário 1x ao ano é essencial, ainda mais se o seu pet já tem mais de 7 anos de idade, nesta fase da vida são considerados idosos e irão apresentar uma incidência maior de doenças crônicas.

6 - Higiene e banhos regulares: Os banhos mantém o pelo e a pele do seu cachorro limpa e saudável, a escovação também é importante principalmente nos gatos, porque elimina pelos mortos e assim pode prevenir a formação da bola de pelos.

7 - Atente-se a saúde bucal: A doença periodontal tem uma alta incidência em cães e gatos e pode ser a porta de entrada para desencadear outras complicações de saúde como doenças renais e cardíacas.

8 - Castração é fundamental: A castração é uma importante ferramenta para o controle de natalidade além de ser efetiva para o controle de neoplasia de mama em fêmeas e testículos em machos, além de melhorar questões comportamentais como marcação de território, agressividade e fugas.

9 - Promova momentos de bem estar ao seu pet: Desfrute de bons momentos através de brincadeiras com o seu pet, exercícios e movimentos constantes são também essenciais para a saúde dele, além de fortalecer sua relação com o seu melhor amigo.

Essas são as principais dicas de prevenção de doenças. Se você precisar de ajuda, a VetPoa possui Clínica Veterinária com infraestrutura completa e atendimento humanizado, fornecendo o que há de melhor para a saúde e bem estar do pet.

Se precisar de ajuda, Inicie um chat no WhatsApp conosco agora mesmo clicando no link abaixo: 👉 https://bit.ly/2QsGKiq